top of page

A única alternativa

A única alternativa

Osho, você vê alguma possibilidade de que as pessoas que podem mudar o curso dos eventos hoje irão escutar, compreender e tentar implementar o que você diz?

Eles terão que fazer isso, não há outra alternativa. Essa é uma situação muito estranha. Se eles não me escolherem, se não escolherem a transformação de que estou falando, então estarão escolhendo a morte para toda a humanidade, para toda a vida.

Não se trata de escolher entre duas ideologias. Não se trata de escolher entre minha filosofia, a filosofia de Karl Marx ou a filosofia de Bertrand Russel. Essa não é uma questão filosófica. É uma questão existencial.

Por outro lado, se o homem decidir não me dar ouvidos, não mudar, então ele decidiu cometer suicídio. É por isso que digo que eles terão que me ouvir. Eles terão que compreender e terão que passar pela transformação porque ninguém está disposto a escolher a aniquilação total para toda a vida.

Se fosse uma questão de escolher entre duas ideologias, isso seria apenas uma ginástica intelectual. É por isso ue estão com tanto medo de mim.

Pouco a pouco as pessoas inteligentes pelo mundo afora estão se conscientizando que: “Faça alguma coisa para que o homem seja salvo ou prepare-se para morrer.”

E o que estou propondo é a única alternativa. Nenhuma outra alternativa foi proposta em lugar nenhum. O homem já olhou em todas as alternativas, já exauriu todas as possibilidades e tentou apenas permanecer do jeito que ele é, mudando somente as ideologias, as religiões, as escrituras, mas ele mesmo permanece o mesmo.

Qual é a dificuldade? Você escolhe o Corão sagrado em lugar da Bíblia sagrada; você continua a mesma pessoa, somente o livro mudou. Não se trata apenas de mudar o livro, a questão é de mudar seu ser total.

Eles já fizeram tudo que era possível até agora e eu não estou lhes dando uma outra ideologia, outro livro sagrado. Estou lhes dando uma simples alternativa: Você abandona todo seu passado, seu ódio, suas distinções de cores e nações, suas disputas entre religiões, ideologias políticas. Vocês têm que abandonar isso ‘in totum’. Não existe a questão de escolher algo do passado, é preciso abandoná-lo completamente. Vocês têm que se tornar descontínuos com o passado e essa descontinuidade com o passado irá trazer a transformação e não é preciso fazer mais nada.

Assim como a serpente desliza para fora da sua velha pele deixando-a de lado completamente sem nem mesmo olhar para trás. O homem tem que sair fora do seu passado sem sequer olhar para trás. Isso é difícil mas não tão difícil como a morte para o todo da vida.

De certo modo as armas nucleares, enfermidades como a AIDS tudo isso está me ajudando. Essas coisas irão forçar a humanidade a compreender. Não há outro jeito.

Osho, The Last Testament Vol 2 # 19

Posts recentes

Ver tudo

Seja um desviante

Seja um desviante ​ Quando eu digo que este mundo é muito belo, mas ele está em mãos erradas, eu não quero dizer para você começar a...

Sim, podemos mudar o mundo

Nós podemos mudar o mundo, mas não pela luta. Não desta vez. Já basta! Temos que mudar este mundo pela celebração, pela dança, pelo...

Comments


bottom of page