top of page

Por que as religiões são contra o sexo?

Se é diversão, é proibido

Osho, por que as religiões são contra o sexo?

Essa é uma das áreas mais sensíveis da vida porque está relacionada à própria força vital. Sexo... a palavra tornou-se condenada demais. A razão pela qual o sexo tornou-se condenado foi porque todas as religiões tinham que ser contra tudo o que o homem pudesse desfrutar. Seu interesse era manter o homem miserável, para destruir toda possibilidade dele encontrar algum tipo de paz, de alívio, um momento de oásis no deserto. Era absolutamente necessário para as religiões que o homem fosse privado completamente de qualquer possibilidade, de qualquer potencialidade para alegrar-se.

Por que isso era tão importante? Porque as religiões queriam deslocar você, a sua mente, para um outro lugar - em direção a outro mundo. Se você estiver realmente feliz aqui, por que deveria se preocupar com outro o mundo? A sua miséria é absolutamente necessária para que o outro mundo exista. Ele em si não existe; ele existe em sua miséria, em seu sofrimento, em sua angústia.

Todas as religiões têm lhe causado esse dano. Elas estão criando mais miséria, mais sofrimento, mais feridas, mais ódio, raiva - e tudo em nome de Deus, tudo em nome de belas palavras. Elas falam de amor e destroem toda possibilidade de você estar em amor.

Eu não sou contra o sexo. Para mim o sexo é tão sagrado quanto tudo na vida. Não há nada profano, nada sagrado. A vida é uma - todas as divisões são falsas, e o sexo é o próprio centro da vida.

É preciso compreender o que tem acontecido através dos século.

No momento em que você reprime o sexo, a sua energia começa a encontrar novas formas para se expressar. A energia não pode permanecer estática, ela é sempre dinâmica, ela é dinamismo. Se você a força e fecha uma porta sobre ela, ela abrirá outras portas. Mas você não pode mantê-la presa. Se o fluxo natural da energia for impedido, então ela fluirá de alguma forma não-natural.

É por isso que as sociedades repressoras do sexo tornam-se mais ricas. Quando você reprime o sexo, você tem que substituir seu amor por algo, por algum objeto. A mulher é perigosa, ela é o caminho para o inferno! Porque todas as escrituras foram escritas pelos homens; é apenas a mulher que é o caminho para o inferno. E os homens?

Tenho falado aos cristãos, aos hindus, aos muçulmanos que se a mulher é o caminho para o inferno, então só os homens podem ir para o inferno, as mulheres nunca podem ir. O caminho permanece sempre onde quer que esteja, nunca vai a lugar algum. São as pessoas que vão.

Nós dizemos que este caminho vai àquele lugar, mas esse é um erro lingüístico: o caminho nunca vai a lugar algum, ele simplesmente está aí. As pessoas vão.

Se as mulheres são o caminho para o inferno, então o caminho deve estar cheio de homens. Há apenas um clube de machoschauvinistas.

A mulher não é o caminho para o inferno, mas uma vez que a sua mente esteja condicionada dessa maneira, você vai projetar a mulher numa outra coisa; você precisa de um objeto para o seu amor.O dinheiro pode tornar-se o seu objeto de amor. Por que há tanta avareza? Por que as pessoas estão se apegando ao dinheiro como loucas? É o objeto de amor delas. De alguma forma elas conseguiram mover toda a sua energia vital em direção ao dinheiro. Agora você quer que elas abandonem até mesmo o dinheiro...

A política pode tornar-se seu objeto de amor. Elevar-se cada vez mais na burocracia política torna-se o objeto de amor. O político olha em direção da presidência, do cargo de primeiro-ministro, com o mesmo desejo ardente que você olha para a sua amada ou seu amado. Isso é perversão.

Alguém pode direcionar-se em outros caminhos tais como educação; então livros tornam-se seu objeto de amor.

Alguém pode tornar-se religioso; então Deus torna-se seu objeto de amor...

Você pode projetar seu amor em direção a qualquer objeto imaginário, mas ele nunca irá lhe satisfazer plenamente.

Osho, From Darkness to Light, # 24

Posts recentes

Ver tudo

Sexo e intimidade

Sexo e intimidade ​ Com o outro, a sociedade está sempre presente porque o outro está presente. E é tão difícil se estar em um estado de...

O medo no sexo

A profundidade de sua experiência sexual decidirá a profundidade de todas as suas experiências. ​ Se você não puder penetrar...

Comments


bottom of page