Eneagrama
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
O eneagrama representado no símbolo acima, é um conhecimento milenar, atualmente bastante difundido entre nós. Todo o segredo do eneagrama está representado neste símbolo constituído de nove linhas formando uma estrela de nove pontas.
Sua origem provável estaria na Mesopotâmia, há aproximadamente 4500 anos atrás, dentro de uma congregação de sábios que estariam buscando a compreensão do processo cósmico de auto-renovação perpétua.
O símbolo acima representa a existência de nove naturezas – essências – básicas no universo.
Quando aplicamos o eneagrama aos seres humanos vamos descobrir que essas nove essências básicas vão corresponder a nove padrões típicos de comportamento, que são distorções de nossa essência verdadeira sufocada em nossa tenra infância.
Como o processo se dá
Nenhuma criança é aceita como é. Cedo ela compreende que para ser amada, aceita, acolhida, para receber atenção, aprovação, reconhecimento, precisa ser diferente do que é. Assim, num esforço de adaptação, ela é forçada a desenvolver um determinado padrão de comportamento, incorporando máscaras, desenvolvendo uma personalidade e distanciando-se de tudo aquilo que corresponde a seu ser autêntico, a sua verdadeira natureza.
​
Hoje podemos ver como esse padrão gerou, em nós, um comportamento mecânico, repetitivo, perfeitamente previsível: nos aborrecemos pelas mesmas coisas, nos irritamos com as mesmas pessoas, sofremos, repetidamente, nos mesmos tipos de situações, caímos nas mesmas armadilhas... É como se não pudéssemos fazer de outro modo. E a verdade é que não podemos mesmo, pelo menos até que tomemos consciência real desse mecanismo que funciona automaticamente em nós, independente de nossa vontade.
O trabalho com o eneagrama visa descobrir, desvendar, trazer à consciência, esse padrão mecânico que governa nossa vida, nos aprisiona, contraria e sufoca nossa verdadeira natureza.
A partir dessa consciência, do aprendizado do relaxamento, da observação e da prática da meditação, temos a possibilidade de acelerar o processo de libertação da personalidade dominadora e, assim, abrir espaço para a efetivação de nossas potencialidades, de nossas melhores qualidades, daquilo que, de outra forma, permanece oculto e dormente em nosso ser mais profundo.
​
A forma do trabalho
​
Nosso trabalho com o eneagrama começa com um workshop de fim de semana para que os participantes possam compreender a dinâmica do eneagrama, identificar em que número está concentrada sua essência e compreender o conjunto de crenças e fixações que sustentam sua personalidade e vêm governando sua vida.
Com esse conhecimento os participantes, se quiserem, podem participar de um grupo de aprofundamento que acontece em forma de reuniões semanais, ou encontros mensais.
Assista à palestra sobre o trabalho: video.
​
​
​
Mais informações, inscrições e reserva de vaga: WhatsApp - (21) 99442-4040
ou e-mail
