Quem é Osho?

"Não sou um messias e não sou um missionário. E não estou aqui para estabelecer uma igreja ou para dar uma doutrina para o mundo, uma nova religião, não. Meu esforço é totalmente diferente: uma nova consciência, não uma nova religião; uma nova consciência, não uma nova doutrina. Chega de doutrinas e chega de religiões! O homem necessita de uma nova consciência. E a única maneira de trazer uma nova consciência é continuar martelando por todos os lados para que lenta, lentamente nacos de sua mente se desprendam. A estátua de um Buda está oculta em você. Nesse momento você é uma rocha. Se eu continuar martelando, cortando fora pedaços de você, lenta, lentamente o buda surgirá"
* * * *
"Não sou um lógico, sou um existencialista. Acredito nesse belo caos da existência e estou pronto para ir aonde quer que ela vá. Não tenho uma meta, porque a existência não possui uma meta. Ela simplesmente é, florescendo, brotando, dançando - mas não pergunte por quê. Apenas um transbordamento de energia, sem motivo algum."
* * * *
"Porque me contradigo? Não estou aqui ensinando uma filosofia. O filósofo precisa ser muito consistente - perfeito, lógico, racional, sempre pronto para argüir e provar suas declarações. Não sou um filósofo. Não estou aqui dando a vocês um dogma consistente ao qual vocês possam se apegar. Todo meu esforço é para dar a vocês uma não-mente."
* * * *
"Não sou um filósofo, não sou um sistematizador. Sou absolutamente anarquista, tão anarquista quanto a própria vida. Não acredito em sistemas. Sou um não-sistemático, um fluxo anárquico; não sou nem mesmo uma pessoa, apenas um processo. Não sei o que disse a você ontem e a pessoa que o disse não está aqui para responder; ela se foi. Estou aqui e estou receptivo somente para esse momento. Então não espere por amanhã porque não estarei aqui. E quem vai criar consistência, quem vai encontrar um caminho que não seja contraditório? Não há ninguém. E gostaria que vocês fossem assim também."
* * * *
"Não sou uma pessoa muito religiosa, não sou um santo, não tenho nada a ver com espiritualidade. Todas estas categorias são irrelevantes para mim. Vocês não podem me categorizar, não podem me engavetar. Mas uma coisa pode ser dita, que todo meu esforço é ajudá-los a liberar a energia chamada de inteligência-amorosa. Se a energia inteligência-amorosa for liberada, vocês estão curados."
* * * *
"Não quero que ninguém se apegue a mim, ou que venha a estar atrelado a mim de alguma maneira. Todo meu esforço é dar a vocês liberdade total e métodos para que tudo que vocês quiserem, vocês possam criar dentro de vocês mesmos. Nem mesmo Deus é necessário, nada é necessário; você é suficiente em si mesmo."
- Osho -