
A Experiência do Tantra
Nós todos fomos ensinados, pela nossa cultura, a condenarmos, criticarmos, julgarmos e rejeitarmos a nós mesmos. Quando crianças não fomos aceitos como éramos em nossa espontaneidade. Aquilo que foi condenado, criticado e rejeitado foi tornando-se escondido de nós mesmos e, hoje, não podemos ver realmente o que está dentro de nós.
O trabalho do tantra visa, basicamente, integrar essas forças excluídas às normalmente aceitas. Dessa forma, para o Tantra, a primeira coisa é:
aprender a aceitar-se tal como se é, aceitar todas as energias e as formas como elas se manifestam, acolhê-las, dar-lhe as boas vindas, pois aquelas energias condenadas são fontes ocultas; elas podem ser transformadas, transmutadas. Mas a condição básica é que elas sejam aceitas. Não pode haver nenhum julgamento.
​
Para que não haja julgamento, é preciso que o coração se abra. Somente quando o coração se abre, a pessoa é capaz de não fazer julgamento e simplesmente aceitar seja lá o que for, como for. Então, torna-se possível ver o que está dentro si mesmo, sem tentar escapar daquilo, sem tentar mudar aquilo, pois até mesmo ter a idéia de tentar mudar é uma sutil condenação de si mesmo, de você como você é.
O tantra começa com o que está mais próximo de você – o corpo, a base para qualquer transformação, uma vez que todo crescimento depende de como você está relacionado com o seu corpo.
Assim, este trabalho inicial começa também com o corpo, lidando com os seguintes pontos:
O relacionamento com o seu corpo:
​
· O contato com o próprio corpo
· A amizade e a reverência para com ele
· O prazer com o corpo
. A sensibilidade e a sensualidade
A experiência sensorial
· O encontro com o centro que sente dentro de você
· O uso dos sentidos como porta para a transformação
Você e o outro
· O seu relacionamento com o corpo do outro
· A expressão dos afetos
· Os limites, os medos, os condicionamentos
· A inocência X a culpa
· A espontaneidade e a naturalidade
O trabalho é conduzido por Abodha Prem, coordenador do Osho Sukul M.C.
A vivência acontecerá no ESPAÇO KARUNÁ, em Paty do Alferes.
Informações: (021) 99442-4040