Orientais e ocidentais
“Osho, entre seus seguidores há muitos ocidentais. Em relação ao que você diz sobre sexo, tenho a impressão de que há muita repressão sexual aqui na Índia. Não é um fato que você atrai tantos ocidentais, devido às suas visões sobre liberação das repressões? Se é assim, você acha que a mentalidade indiana não pode responder ao que você está dizendo tão facilmente quanto os ocidentais?”.
A humanidade, lá no fundo, não é tão dividida assim. Oriente e Ocidente são apenas
distinções de superfície. E, de certo modo, aparentemente, se afigurará que o que eu estou dizendo é mais atraente para a mente ocidental do que para a mente oriental. Mas, profundamente, não é assim.
A mente oriental é mais reprimida, obviamente. Ela avançou numa repressão muito profunda. Mas a mente ocidental hoje em dia foi para o pólo oposto. Eu estou em algum lugar no meio e a distância é a mesma.
Para o oriental viajar até mim, a distância é a mesma que para o ocidental, porque eu não sou nem oriental nem ocidental: estou além de ambos. Assim, da forma que vejo isso, se um buscador ocidental vem a mim, no começo, somente no começo, ele se sente à vontade comigo. Seja o que for que eu diga, tem apelo para ele, porque atualmente toda a tendência no Ocidente, a tendência moderna, é anti-repressiva.
Mas esse é o caminho da mente – ela sempre se move para o pólo oposto, o extremo oposto. A tendência moderna é contra a tradição, mas você pode fazer uma tradição a partir de ser contra a tradição e eles têm feito isso. Trata-se de uma atitude não-conformista, mas o não-conformismo pode se tornar uma atitude conformista.
Por exemplo: um hippie é um não-conformista para o sistema, mas atualmente os hippies têm seus próprio sistema e, se você não tem o estilo de cabelo deles, você não é aceito. Assim o que fazer? A antitradição tornou-se uma tradição. A rebeldia pode tornar-se uma ortodoxia e ela se tornou. Ela se moveu para o pólo oposto.
Assim, quando eles vêm a mim, no começo, meu pensamentos os atrai. Mas eu não sou antitradicionalista. Eu não sou nem anti nem a favor. Assim, quando eles começam a se mover comigo, logo surgem os problemas. O buscador ocidental, no começo, é muito facilmente atraído para mim. Mas quanto mais eu trabalho com ele e nele, mais ele luta.
Para o oriental, no começo, é muito difícil ser atraído para mim. Mas, uma vez que ele seja atraído, então, não há nenhum problema. Compreende?
É difícil para a mente oriental ser atraída para mim, porque, seja o que for que eu diga, simplesmente o choca. Mas, uma vez que ela tolere o choque, então, as coisas acontecerão mais facilmente. Há razões.
A mente oriental vive com a tradição, aceitando-a totalmente. O oriental sofre muitas coisas devido a isso, mas a profunda aceitação está presente. Quando eu digo algo, ele fica chocado e se afasta de mim. Mas, se volta a mim, essa profunda aceitação da tradição é alterada em direção a mim. Ele me aceitará e, então, o trabalho começa muito facilmente.
Quando o ocidental vem a mim, ele é atraído pelos meus pensamentos. Mas, quando eu trabalho com ele, ele não pode nem mesmo me aceitar, não pode seguir nenhuma disciplina. Ele não pode fazer nada consistentemente, sistematicamente. Assim, isso cria problemas. É fácil atrair ocidentais com a minha visão, mas difícil trabalhar com eles.
É difícil atrair orientais, mas fácil trabalhar com eles, uma vez atraídos. Assim, no todo, é a mesma coisa. No todo, não há muita diferença.
Osho, Meditation, The Art of Ecstasy, # 3
Comments